No mundo empresarial,
cada vez mais é de extrema importância que as empresas tenham em prática
estratégias que as diferenciem.
Formação do Preço
de Venda
A definição desse
item é fundamental para o sucesso e continuidade de produtos no mercado e
também podemos dizer com segurança da permanência da empresa.
O conhecimento do
detalhamento da composição valorizada de cada item do produto é um diferencial
não explorado por muitas empresas, essa expertise, quando bem explorada, pode
alavancar a empresa e muitas vezes reposicionar produtos e serviços na cadeia
de consumo.
Commodities
Esse conceito que
se expande a cada momento, busca tornar produtos e serviços “uniformes” no que
diz respeito a valores.
Saber diferenciar
produtos, agregar valores que diferenciam o bem, são técnicas que muitas vezes
são abortadas por empresas que entendem que tal incremento inviabilizaria o
produto no mercado, sem, contudo, ter o domínio por completo de seus custos.
A Margem de
Contribuição como Ferramenta de Gestão
O Conhecimento da
estrutura dos produtos e também a estrutura da empresa, seus custos, tributos,
a capacidade produtiva, fatores limitantes, são informações estratégicas que
com certeza farão diferença na formação dos valores: Custos e Vendas.
Definir a Margem
de Contribuição, segregando Custos Fixos dos Variáveis, definir o Ponto de
Equilíbrio, acompanhar a capacidade ociosa a ser explorada, na estrutura tanto
de pessoal quanto instalada fisicamente na empresa, são diferenciais
competitivos.
Expertise em
Gestão de Custos
Todo esse volume
de conhecimentos a ser explorado pela empresa não é identificada em qualquer
profissional, muitas vezes, um projeto de Gestão de Custos deve ser iniciado,
para que os benefícios sejam colhidos a médio prazo pela empresa.
A
profissionalização do departamento de custos nas empresas vem se tornando cada
vez mais necessária, principalmente pelo acirramento da competitividade, o que
faz com muitas empresas reduzam suas margens a números que inviabilizam sua
continuidade, ou mesmo as levem a necessidade continua de captação de recursos
de terceiros para que possa atingir a “estabilidade financeira” para se manter,
com isso aumentando ainda mais o custo financeiro da empresa.
Fonte: AXS
Consultoria Empresarial